Essa com certeza é uma das matérias que todos ficam se perguntando o porquê escrever. Quem tem conhecimento técnico um pouco mais avançado, se pega imaginando como alguém não sabe de tudo o que está escrito nesse blog e quem não tem esse conhecimento se pergunta por que qualquer sistema não faz isso automaticamente, então temos um desafio, te convencer da importância do que está aqui nesse momento.

Obs.: Se você quiser um tutorial de como realizar a limpeza de disco, só acessar este link. Tutorial limpeza de disco.

Aposto que hoje se eu falar a expressão “limpeza de disco” com certeza vem na sua mente aquela mensagem no seu celular dizendo que a memória é insuficiente e você quase desesperado procurando no seu album de foto o que eu posso apagar, acertei? Posso não ter acertado só com as foto, mas com certeza procurando algum dado que não utiliza mais, como pdf, arquivos de word, excel, vídeos, entre outras coisas, afinal o desespero bate. Mas no windows,a limpeza de disco toma peculiaridade um pouco diferente se comparada aos sistemas móveis.

Obs.: Sabemos que as propriedades da limpeza de disco presente no windows, também se aplica aos sistemas móveis, pois eles também carregam dados temporários que, se não bem administrados trazem muita dor de cabeça.

Por que raios eu tenho que limpar o disco?

Então, o Windows ou qualquer outro sistema operacional, não é uma aplicação imóvel e fechada em si, e sendo bem sincero, seria impossível termos um sistema assim comercializado ao grande público, pois cada sistema atenderia apenas a uma realidade específica. Usamos o navegador que mais gostamos, precisamos de aplicações específicas a nossa realidade, instalamos os mais diversos componentes como, impressoras, escâneres, web cam e por ai vai. E assim, o sistema com o passar do tempo vai recebendo uma carga de arquivos, configurações e parâmetros que ao se comparar com o estado original do sistema ele está muito diferente e, como “não existe almoço grátis” essas informações ocupam um espaço no sistema. Já reparam que de tanto entrar em um site, ele já carrega mais rápido? Melhor ainda já carrega com a língua correta, a imagem que já tinha carregado antes aparece mais rápido ele já está do jeitinho pra você usar, já sentiu isso? Se sim, eu tenho uma notícia para te dar; esses arquivos em sua maioria ficam salvos na sua máquina, além da navegação podemos somar as informações de erro do sistema (sim, aquelas que só o seu técnico preferido sabe achar e ler), os arquivos de atualização do Windows entre outros. Podemos fazer uma relação a uma caixa que vamos colocando varias coisas dentro dela e com o passar do tempo ela vai enchendo e ao invés de ter apenas as coisas importantes para você, ela está cheia de coisas que você talvez nem use mais e sobrando pouco espaço para o que realmente importa.

Mas por que o Windows não faz essa limpeza automaticamente?

Em algumas situações bem específicas o Windows realiza essa limpeza, mas como ele roda em diversas máquinas e com uma infinidade de configurações, ele é bem cauteloso nas suas decisões dando ao usuário a opção de manter ou apagar boa parte desses arquivos. Se ele fosse mais ousado ou mais invasivo, poderia correr o risco de apagar algo que fosse necessário no momento, mesmo que você não perceba. Acredite, tem pessoas que deixam arquivos importantes que foram baixado na pasta temporária do navegador ou do sistema, mesmo não sendo nem de longe recomendado.

Só uma dica: Se você viu que seu navegador salvou algum arquivo importante na pasta temporária do seu navegador, tira o arquivo de lá. Vai por mim, é melhor.

De quanto em quanto tempo preciso limpar o disco?

Se esta não é a primeira matéria que você viu neste blog, você deve ter percebido que não somos “do tipo” que defende que o usuário “mime o windows”, criando uma rotina que mais atrapalhe a vida de quem utiliza que deixando o computador mais rápido.
A cada atualização os sistemas vão se tornando mais inteligentes, com recursos novos para o gerenciamento do espaço em disco, porém, em alguns casos são interessantes essa limpeza:

  • Abertura incorreta de paginas da internet ou lentidão sem razão específica na abertura dessas páginas.
  • Instabilidade no funcionamento de algum programa ou serviço no computador.
  • Utilização do disco a 100% no gerenciador de tarefas.
  • Antes de realizar uma desfragmentação do disco.
  • Ocupação de mais de 90% do HD/SSD (falta de espaço).

Vamos agora abordar cada um desses casos.

Abertura incorreta de paginas da internet ou lentidão sem razão específica na abertura dessas páginas

Em algum momento você já percebeu que uma página específica abriu de uma forma totalmente diferente (completamente “bugada”) do que você está acostumado, ou pior, demorando uma eternidade para abrir e quando você vai é apenas essa página? Então, isso acontece por que os sites precisam guardar alguns arquivos na sua máquina para o correto funcionamento do site, porém, há a possibilidade de algum arquivo ser incompatível a outra página web, o que torna necessário a limpeza desses arquivos temporários.

Instabilidade no funcionamento de algum programa ou serviço no computador

Para qualquer sistema funcionar, ele utiliza uma infinidade de serviços que controla desde uma simples impressão a como a interface do seu sistema vai funcionar e, nesse mundo de aplicações rodando pode ser que alguma cause alguma instabilidade, principalmente aquelas que precisam constantemente buscar algum dado de outros dispositivos e/ou fazem conexões com a internet (ex.: Windows Update). Da mesma forma que nos arquivos temporários do seu navegador algo pode também pode ser baixado nos arquivos dos serviços não serem apagados pelo gerenciamento do seu sistema e ser necessário a limpeza.

Utilização do disco a 100% no gerenciador de tarefas

Já temos uma matéria de como podemos resolver o problema de uso do HD a 100%, se você estiver com algum problema da uma olhada nesse link. HD a 100% o que eu faço?

Antes de realizar uma desfragmentação do disco

Temos aqui uma matéria sobre desfragmentação de disco, a sua importância nos HD’s e sua recomendação dentro dos SSD’s (Defrag). Mas resumindo o processo de desfragmentar é o processo de colocar os arquivos em ordem sequencial, sem pedaços deles em outros pontos do seu disco rígido e não faz sentido desfragmentar um arquivo que será excluso, então, faz-se sentido realizar uma limpeza de disco antes de desfragmentar o disco.

Ocupação de mais de 90% do HD/SSD (falta de espaço)

Se você já teve problema com a falta espaço em disco, já percebeu ao abrir o gerenciador de arquivos uma barra vermelha e todas as outras azuis, indicando que naquele disco a situação já está crítica.

O windows, utiliza muito o disco rígido, desde a busca de um arquivo solicitado pelo usuário até ações necessárias que são transparentes ao usuário. E como sempre dizemos nesse blog, “não existe almoço grátis”, o custo dessa alta utilização é a necessidade do sistema em reservar mais de 10% do espaço em seu disco para realizar todas as suas operações. Pode parecer ao primeiro momento desnecessário exigir que se utilize esses 10% finais do seu disco, porém, é ali que vai ter margem para realizar todas as operações necessárias para o sistema. Imagina essas operações direto na memória ram e correndo o risco de numa simples queda de energia esse arquivo se perca ou se corrompa, ninguém vai querer isso, então, se o seu windows estiver reclamando de falta de espaço, realize a limpeza dos arquivos temporários que eles podem ser um dos vilões dessa falta de espaço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *